Mercado Internacional Desafios e Oportunidades

Sem um bom planejamento ou uma orientação especializada, entrar no mercado internacional pode acabar não sendo uma tarefa muito fácil. Tanto para exportar como para importar, são diversos os obstáculos que podem surgir durante o processo de internacionalização.

No âmbito das exportações, a decisão de inserir-se no cenário internacional exige que a empresa volte todos os seus departamentos para essa nova dinâmica e tenha uma gestão atuante nesse setor, a fim de tornar-se competitiva no mercado externo e, ao mesmo tempo, continuar crescendo no mercado doméstico. A empresa precisa, ainda, adaptar o seu produto ao país de destino, conhecendo sua cultura e necessidades; estando sempre consciente das normas e certificações internacionais, para evitar futuros problemas. Além disso, há outros fatores, como burocracia, legislações e todo o processo logístico, que podem dificultar ainda mais a decisão de inserir-se em um novo mercado.

Embora muitos pensem que a internacionalização está ligada somente à exportação, o processo de importação é também uma forma de inserir-se no mercado internacional, pois dessa maneira, a empresa passa a se conectar com tudo que acontece no âmbito mundial relativo ao seu setor. Estar conectado significa minimizar as chances de ser surpreendido por novos processos e tecnologias. Contudo, a importação exige da empresa a busca por fornecedores, a negociação de preços, o controle de qualidade das mercadorias, a inspeção da produção e do embarque, o controle do processo logístico, assim como a averiguação das questões burocráticas e da necessidade de certificações internacionais e nacionais.

Em vista de todas essas exigências, a TRL oferece soluções completas de exportação e de importação, assessorando sua empresa em todas as etapas, desde o planejamento e formação de parcerias até a criação e aplicação de estratégias eficientes para internacionalização. Assim, sua empresa pode ter acesso a novos fornecedores e a um novo público, diferenciando-se dos concorrentes, expandindo os negócios e valorizando a marca.