Voo charter é uma modalidade de transporte aéreo em que as viagens ocorrem em aviões alugados, podendo ser utilizado tanto para viagens de lazer ou trabalho por indivíduos ou empresas de turismo, ou em operações logísticas para otimizar o transporte de cargas. Por não seguir uma operação regular, ou seja, não seguir os horários pré-determinados por companhias aéreas, a principal característica do voo charter é a possibilidade de determinar o horário de saída e trecho de voo desejados por quem o contrata. Nesse sentido, torna-se clara a facilitação que o voo charter pode promover dentro do comércio exterior, pois além da determinação de horários e locais serem da preferência de quem contrata o voo, abre-se a possibilidade de os produtos que serão importados ou exportados serem transportados de maneira exclusiva nessa modalidade.

Assim, as empresas que operam voos nessa modalidade não contam com horários ou destinos de operação fixos, afinal, os voos ocorrem conforme contratação dos clientes. Para oferecer o voo charter, as empresas aéreas precisam estar devidamente regularizadas para essa modalidade. Quem o contrata; entretanto, tanto sendo pessoa física quanto jurídica, certamente encontrará vantagens. Para voos que transportam passageiros, além da escolha da rota e horários, quem o contrata pode determinar o número total de passageiros. Já para cargas de produtos, a exclusividade do transporte garante espaço adequado, bons cuidados de manuseio e acomodação, e claro, a escolha de rotas e horários conforme desejados pelo contratante. O certo é que o voo charter promove uma personalização do trecho única, adaptando-se as exigências e demandas de cada voo.

Em um período como o atual, em que diversos voos foram cancelados e trechos reduzidos entre diferentes países devido a pandemia do coronavírus, o voo charter aparece como uma solução imediata e eficaz. Essa modalidade ainda apresenta as seguintes vantagens com relação aos voos tradicionais: maior rapidez, maior disponibilidade de espaço, data de embarque e de chegada pré-acordada, eliminação de atrasos geradas por conexões, e realização de apenas um desembaraço na origem e no destino para todo o lote, se for de uma mesma mercadoria.

Existem ainda alguns pontos que devem ser considerados antes da contratação dessa modalidade. Esses pontos variam de custos a conferências e prazos, e é de suma importância que se converse com especialistas para garantir a melhor opção para sua empresa. A TRL tem experiência comprovada e conhecimento na área que assegurarão o sucesso da sua carga em qualquer modalidade. Entre em contato conosco, nossa equipe conta com especialistas que indicarão qual a melhor opção para a sua empresa. Ganhe o mundo com a gente!